Novos modelos de trabalho
As mudanças significativas que ocorreram no mundo do trabalho ao nível da segurança das equipas, têm reforçado as organizações a promoverem iniciativas motivacionais no âmbito da mudança comportamental.
Os novos modelos de trabalho incentivam os colaboradores a estarem em constante mudança, adaptando-se a uma função, necessidade ou desafio diferentes. Desse modo, é preciso ser versátil e capaz de articular competências diversas.
Porém, e apesar das organizações tentarem encontrar soluções ajustadas ao negócio e às necessidades dos colaboradores, torna-se difícil assumir um modelo único e definitivo, sendo um processo controverso e problemático.
Se, por um lado, existem colaboradores que sentem a “falta de conexão” por não estarem continuamente no escritório, outros há que são muito resistentes em ir dois ou três dias ao escritório. Ora, torna-se emergente definir uma comunicação e medidas claras que possibilitem equilibrar as expectativas dos colaboradores e a manutenção das exigências do negócio.
O Programa Novos Modelos de Trabalho permite capacitar as chefias para gerir equipas no modelo presencial e à distância, de forma síncrona e assíncrona. O maior desafio dos novos modelos de trabalho é:
- Criar e manter uma equipa
- Promover a confiança
- Ultrapassar as barreiras à comunicação
- Gerir os conflitos
- Estimular a coesão
Para os colaboradores, os novos modelos de trabalho requerem um reforço nas vertentes de:
- Estabelecer horários para trabalho, descanso e lazer
- Estabelecer e cumprir objetivos e limites
- Promover o autocuidado
- Valorizar o seu trabalho e o trabalho da equipa
- Gerir o isolamento e manter contacto com a equipa
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