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Novos modelos de trabalho

As mudanças significativas que ocorreram no mundo do trabalho ao nível da segurança das equipas, têm reforçado as organizações a promoverem iniciativas motivacionais no âmbito da mudança comportamental.

Os novos modelos de trabalho incentivam os colaboradores a estarem em constante mudança, adaptando-se a uma função, necessidade ou desafio diferentes. Desse modo, é preciso ser versátil e capaz de articular competências diversas.

Porém, e apesar das organizações tentarem encontrar soluções ajustadas ao negócio e às necessidades dos colaboradores, torna-se difícil assumir um modelo único e definitivo, sendo um processo controverso e problemático.

Se, por um lado, existem colaboradores que sentem a “falta de conexão” por não estarem continuamente no escritório, outros há que são muito resistentes em ir dois ou três dias ao escritório. Ora, torna-se emergente definir uma comunicação e medidas claras que possibilitem equilibrar as expectativas dos colaboradores e a manutenção das exigências do negócio.

O Programa Novos Modelos de Trabalho permite capacitar as chefias para gerir equipas no modelo presencial e à distância, de forma síncrona e assíncrona. O maior desafio dos novos modelos de trabalho é:

  • Criar e manter uma equipa
  • Promover a confiança
  • Ultrapassar as barreiras à comunicação
  • Gerir os conflitos
  • Estimular a coesão

Para os colaboradores, os novos modelos de trabalho requerem um reforço nas vertentes de:

  • Estabelecer horários para trabalho, descanso e lazer
  • Estabelecer e cumprir objetivos e limites
  • Promover o autocuidado
  • Valorizar o seu trabalho e o trabalho da equipa
  • Gerir o isolamento e manter contacto com a equipa

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