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Consequências de um Incidente Crítico

Os incidentes críticos assemelham-se a uma onda de choque, que tem origem no ponto de impacto e irradia para o exterior em círculos cada vez maiores.

As reações de stress físico e emocional são normais após o incidente crítico e tendem a diminuir ao longo do tempo.

No entanto, por vezes, reações mais intensas e prolongadas podem ocorrer com consequências gravíssimas para o bem-estar dos colaboradores, clientes e respetivas famílias, bem como, para a organização e/ou grupo de trabalho.

  • Incapacidade de regressar às instalações da empresa;
  • Depressão, cansaço e desgaste;
  • Perturbações de sono, pesadelos e flashbacks;
  • Dificuldades de concentração e atenção nas atividades profissionais e pessoais;
  • Ansiedade e angústia no regresso às atividades do dia-a-dia;
  • Perturbações alimentares;
  • Sentimentos de culpa ou raiva;
  • Exagerado consumo de medicamentos, álcool e drogas;
  • Insuficiente produtividade pessoal, com reflexos ao nível da equipa e da empresa;
  • Adiamento e dificuldades na tomada de decisão.
  • Incapacidade dos colaboradores em dar resposta às exigências do posto de trabalho e consequente rutura de serviço / produto;
  • Insuficiente utilização das capacidades intangíveis das equipas (conhecimentos, know how, rede de contactos) afetando os resultados comerciais e operacionais da organização;
  • Aumento significativo de custos de substituição dos recursos que sofreram o incidente crítico (recrutamento, seleção, acolhimento, etc.).

Uma abordagem de apoio estruturada permite ultrapassar e prevenir estes efeitos nos colaboradores e clientes, garantindo de forma continuada uma resposta adaptativa da organização.

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