Taguspark - Edifício Núcleo Central, nº242 Avenida Jacques Delors 2740-122 Porto Salvo

Primeiros Socorros Psicológicos

Nos tempos atuais, as organizações estão a enfrentar elevadíssimas exigências ao nível do sentido de segurança, proteção, saúde e capacidade de adaptação individual e coletiva.

A OIT e a OMS têm vindo a emitir diversas recomendações no âmbito da saúde mental nas organizações visando a mitigação dos efeitos psicológicos nefastos que a pandemia está a causar.

Entre as diversas recomendações, destacam-se o apoio psicológico aos que apresentem sintomas de stress mais severos e a formação em Primeiros Socorros Psicológicos para dar competências necessárias, no seio das organizações, para que colegas possam apoiar outros colegas no imediato em situações de crise.

Esta formação em ’Primeiros Socorros Psicológicos’, desenvolvida pela outCOme, não qualifica ninguém a ser terapeuta, mas ensinará a escutar, tranquilizar, responder e encaminhar as situações, num momento de crise, podendo mesmo evitar que a situação se agudize. No final deste programa os colaboradores ficam capacitados para identificar as reações emocionais, cognitivas, físicas e comportamentais indicadoras de stress agudo.

Esta intervenção visa promover a sensibilização às temáticas da saúde mental, ajudando no reconhecimento dos sinais das perturbações mentais e consequentemente no encaminhamento para a ajuda técnica mais adequada.

Esta solução formativa deverá ser entendida como:

  • uma forma preventiva de intervenção precoce que permitirá evitar a agudização dos problemas de saúde;
  • reduzir a probabilidade de efeitos adversos no futuro;
  • diminuir os impactos no indivíduo e na equipa em que está inserido, no que se refere às relações interpessoais e às consequências no desempenho e produtividade dos mesmos.

A formação é composta por duas componentes, que potenciam a sua eficácia e rigor: a teórica e a prática. Dirige-se, essencialmente, às equipas de top management, chefias, coordenadores, líderes informais, podendo, no entanto, ser alargada a todos os colaboradores da organização.

Fale connosco:
Tel. +351 214 219 968

E-mail:info.geral@outcome.pt

Partilhe esta página