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EAP - Employee Assistance Program

O Employee Assistance Program (EAP) é uma solução que disponibiliza serviços de aconselhamento a todos os colaboradores da organização, com o objetivo de torná-los mais capacitados e resilientes às crescentes exigências profissionais e maiores dificuldades na conciliação do trabalho com a vida familiar.

Ter equilíbrio e saber conduzir as questões individuais, quer sejam do âmbito profissional, quer pessoal, é a proposta de apoio do EAP.
EAP - Employee Assistance Program - outCOme - Clínica Organizacional

O stress, a depressão, a ansiedade e as fobias, a doença ou a morte na família, o divórcio, o consumo de substâncias, o endividamento exagerado, são algumas das dificuldades e problemas que afetam os colaboradores, o seu desempenho, produtividade e bem-estar.

A diminuição do desempenho, produtividade e bem-estar pode ser minimizada, ou mesmo eliminada, com a implementação de um Programa de Apoio ao Empregado e este apresenta-se tradicionalmente como um benefício, disponibilizando aos colaboradores 3 a 5 sessões por ano, de Psicologia Clínica e Psicoterapia, aconselhamento jurídico ou financeiro. Esta solução pode abranger, igualmente, o agregado familiar do colaborador.

A implementação de Programas de Apoio ao Empregado é uma evidência clara do investimento da organização na Responsabilidade Social.

Benefícios para a Organização

  • Aumento da produtividade
  • Melhoria do Clima Organizacional
  • Redução de custos
  • Diminuição do absentismo
  • Redução da taxa de turnover
  • Redução de fatores de risco psicossociais
  • Redução dos custos com acidentes de trabalho e cuidados de saúde
  • Promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores
  • Apoio na gestão de incidentes críticos
Employee - Assistance - Program - outCOme

Benefícios para o Colaborador

Benefícios Colaborador - EAP - Employee Assistance Program - outCOme - Clínica Organizacional
  • Promoção da saúde e bem-estar
  • Melhoria da conciliação trabalho-família
  • Aumento da satisfação com a organização e trabalho
  • Aumento do nível motivacional
  • Aumento do nível de compromisso e envolvimento com a vida profissional
  • Aquisição de competências de gestão de stress
  • Aumento do desempenho e da eficácia profissional
  • Aumento das oportunidades de sucesso
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