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Ethics Code - english version
Código de Ética - versión en español

Código de Ética

Este Código de Ética existe com o propósito de garantir a confidencialidade, o binómio custo/eficiência, a acessibilidade e o profissionalismo no acompanhamento do seu caso. Salienta-se que o mesmo se encontra alinhado com o Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos, assim como, com o Regulamento de Proteção de Dados Pessoais.

Deverá ler atentamente o presente Código e seguir as instruções no final.

Competência

Todos os Psicólogos da outCOme foram formados e preparados para intervir numa ou mais áreas do comportamento humano. Desta forma são responsáveis por reconhecer as limitações da sua competência. Quando identificam que é necessário adotar metodologias para as quais não foram suficientemente treinados ou estão habilitados, encaminham o problema para outro Psicólogo ou intervêm em conjunto com um Psicólogo experiente nessa metodologia.

Consentimento ao tratamento

O cliente deverá ser claramente informado sobre as avaliações a que será sujeito assim como o seu objetivo. Efetuado o diagnóstico o cliente deverá conhecer o seu resultado de forma a poder consentir a intervenção dos Psicólogos.

Relação entre os Psicólogos e os clientes

A garantia de integridade é uma das qualidades fundamentais da relação profissional. De forma que o cliente possa ter confiança e não ocorram dúvidas quanto à capacidade ética dos Psicólogos da outCOme, apresentamos as seguintes linhas de conduta para pontuar a relação entre ambos:

  1. O Psicólogo adota permanentemente uma relação estreitamente profissional com o cliente e familiares deste (se aplicável);
  2. O Psicólogo não terá qualquer outro tipo de ganho ou interesse para além da relação profissional;
  3. O Psicólogo terminará de imediato a relação clínica com o seu cliente logo que seja evidente que este não beneficiará mais com as sessões;
  4. O Psicólogo estabelece com o cliente um tempo de duração para o trabalho clínico;
  5. Depois de agendada a sessão, esta pode ser cancelada até 24 horas antes da sua realização, caso contrário será contabilizada como efetuada.
  6. Todos os Psicólogos pertencem a uma equipa com um Supervisor, ou seja, nenhum Psicólogo trabalha sozinho. Este grupo de Psicólogos partilha e discute até encontrar o melhor Plano de Tratamento para o cliente;
  7. Durante uma sessão quando surge uma situação imprevista, para a qual o Psicólogo não detenha informação ou conhecimento suficiente, este deverá encaminhar o cliente para uma próxima sessão ou para outro profissional. Este processo deverá decorrer de forma transparente e clara para o cliente. Os casos de elevada complexidade ou nas sessões de intervenção familiar poderão estar presentes em sala dois Psicólogos.
Confidencialidade e anonimato

Os Psicólogos da outCOme protegem o direito à privacidade, com especial ênfase à confidencialidade e anonimato.

  1. Anonimato implica não revelar a identidade do cliente;
  2. Confidencialidade implica não revelar a informação obtida junto do cliente;
  3. O Psicólogo providencia um serviço profissional se existir comunicação aberta e sincera entre este e o seu cliente;
  4. Os Psicólogos da outCOme quebrarão a confidencialidade nos seguintes casos: abuso e violência contra terceiros e todas as atividades que possam pôr em risco a própria vida ou a vida de terceiros.
Política de privacidade dos dados pessoais

Todos os dados recolhidos estão vinculados a sigilo, sendo apenas tratados e armazenados pela outCOme com a finalidade exclusiva de prestar apoio e aconselhamento psicológico. Neste âmbito, serão cumpridos os prazos de gestão e conservação dos dados em conformidade com a legislação em vigor (atualização, apagamento, limitação do tratamento, portabilidade, retirada de consentimento e reclamação à autoridade de controlo). Para mais informações poderá contactar-nos através do email: info.geral@outcome.pt.

Consentimento Informado

Em contexto de intervenção psicológica à distância:

  1. O cliente autoriza que o Psicólogo leve a cabo uma intervenção em circunstâncias que não se constituem como a forma ideal de comunicar num processo de intervenção psicológica;
  2. Os resultados da intervenção psicológica à distância são reconhecidamente positivos, existindo um elevado número de estudos cientí­ficos que a legitimam. Contudo, não se pode a­lmejar que os resultados sejam os mesmos da intervenção face a face;
  3. A responsabilidade do Psicólogo é exatamente a mesma que na intervenção face a face, estando obrigada ao mesmo Código Deontológico;
  4. A intervenção à distância deve ser realizada apenas em situações que a justi­fiquem, relacionadas com o problema em causa ou por situações que impossibilitem a intervenção face a face;
  5. O meio de comunicação para a intervenção psicológica à distância é escolhido em conjunto, pelo Psicólogo e pelo cliente, tendo sido discutidas as razões que motivaram essa escolha e as limitações que lhe podem ser inerentes;
  6. O cliente está ciente das especiais di­ficuldades relacionadas com a privacidade. O Psicólogo não tem condições de garantir privacidade absoluta neste tipo de comunicação;
  7. Para qualquer esclarecimento o cliente deve contactar a outCOme através do email: info.geral@outcome.pt.

Por favor preencha todos os campos antes de submeter o formulário.

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