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Programa Respeito no Local de Trabalho

O respeito no ambiente de trabalho

O respeito no trabalho é um elemento essencial de ambientes e culturas organizacionais saudáveis e produtivas.

Atualmente há diversas pressões e desafios que podem perturbar o respeito no ambiente de trabalho. Identificar e compreender essas dificuldades é o primeiro passo para que possam ser superadas e se alcance um clima onde todos os profissionais se sintam valorizados e seguros.

Um dos principais obstáculos que as organizações enfrentam é a presença de culturas tradicionais que não valorizam a diversidade e a inclusão. Este contexto pode criar um ambiente em que comportamentos desrespeitosos são inadvertidamente tolerados e práticas de discriminação se perpetuam. Quando a diversidade não é reconhecida e gerida, as oportunidades de desenvolvimento para todos os colaboradores diminuem, impactando a saúde, o bem-estar e resultando num aumento dos riscos psicossociais.

Os desafios tornam-se ainda mais evidentes em ambientes de alta pressão e equipas de elevado desempenho, onde a busca por resultados se torna prioritária. Nestas circunstâncias é fácil – e por vezes automático – relegar o respeito mútuo para segundo plano. Essa dinâmica não só eleva os níveis de stress, como também alimenta uma competitividade tóxica que destrói a colaboração e o apoio entre pares.

Equipa multi-cultural programa respeito no local de trabalho

Neste contexto, a liderança pode desempenhar um papel fundamental, enquanto parte da solução ou parte do problema. Líderes que não priorizam o respeito e a inclusão falham na promoção de comportamentos adequados, levando as equipas à conivência e perpetuação de práticas desrespeitosas. Quando os líderes não implementam e defendem o respeito como um valor prioritário, a cultura de falta de respeito tende a instalar-se, reduzindo a qualidade das relações, a produtividade, o desempenho e a saúde e bem-estar.

No limite, o assédio moral e sexual, assim como a discriminação, continuam a ser realidades em muitos locais de trabalho. Estes comportamentos não afetam apenas as vítimas diretamente, mas também têm repercussões negativas sobre o clima organizacional como um todo. O sofrimento causado por esses atos resulta em perda de confiança e diminuição da moral da equipa, o que torna ainda mais difícil a construção de um bom ambiente de trabalho.

O primeiro passo para iniciar um debate sobre respeito no local de trabalho passa por reconhecer situações de desrespeito. Muitas vezes estas não são situações extremas, como o assédio e a violência explícita, que se tornam mais fáceis de identificar, mas traduzem-se em dinâmicas tóxicas que se vão instalando silenciosamente. Por exemplo:

Assédio moral e sexual programa respeito no local de trabalho
  • Desrespeito na forma de Comunicar: Uso de linguagem ofensiva, interrupções frequentes, desvalorização de ideias ou opiniões alheias.
  • Boatos e mexericos: Espalhar informações falsas ou maliciosas sobre colegas, que prejudicam a sua reputação e o ambiente de trabalho.
  • Desvio de Responsabilidade: Culpar outros colegas ou chefias por erros ou problemas, ou não assumir responsabilidade pelas próprias ações. 
  • Uso de Linguagem Inapropriada: Uso frequente de palavrões ou linguagem ofensiva em conversas normais ou em reuniões.
  • Invasão de Privacidade: Ler e-mails pessoais, mexer nas redes sociais ou pastas de trabalho de um colega sem autorização, utilizar indevidamente os bens pessoais de um colega, ou das chefias.
  • Desconsiderar Limites Pessoais: Ignorar sinais de conforto ou desconforto de colegas e invadir o espaço pessoal deles.
  • Falta de Cortesia Profissional: Comportamentos como chegar atrasado a reuniões sem aviso, não cumprir prazos ou não respeitar horários de trabalho.
  • Discriminação: Tratamento injusto ou desigual de colegas com base em características como raça, género, orientação sexual, idade, religião, deficiência, etc.
  • Assédio Sexual: Comportamentos de natureza sexual que criam um ambiente hostil ou intimidante, incluindo comentários, propostas ou toques indesejados.
  • Bullying: Comportamentos repetidos agressivos ou de intimidação, como gritar, humilhar ou ridicularizar um colega.
Gravidez programa respeito no local de trabalho
Discriminação programa respeito no local de trabalho
Desvio de responsabilidades programa respeito no local de trabalho
Desconsiderar os limites pessoais programa respeito no local de trabalho
Bullying programa respeito no local de trabalho
Boatos e mexericos programa respeito no local de trabalho

Como Promover o Respeito no Local de Trabalho

Garantir que existe uma compreensão partilhada sobre o que significa ser respeitoso para com os outros no ambiente profissional continua a ser um desafio.

As políticas de respeito no local de trabalho implicam a valorização das qualidades, competências e atributos de todos os colegas, chefias, fornecedores e clientes, com aceitação das diferenças e idiossincrasias de todos e cada um.

Para criar um ambiente de trabalho saudável e positivo, as organizações devem garantir:

  • Diversidade, Equidade e Inclusão: Todas as culturas e pessoas são tratadas com igual respeito. Equipas diversificadas trazem diferentes experiências e perspetivas, estimulando a inovação e o crescimento.
  • Feedback Construtivo: O processo de gestão de conflitos ocorre de forma consciente e madura, uma vez que as equipas são orientadas para objetivos partilhados.
  • Oportunidades Iguais: Todos têm a oportunidade de crescer como pessoa e como profissional promovendo a sustentabilidade da organização e da sociedade. Na avaliação de desempenho as competências e realizações profissionais são o tema central e preconceitos e favoritismos.
  • Comunicação Respeitosa: Um ambiente com segurança psicológica no qual as diversas perspetivas podem ser apresentadas com conforto e sem recorrer a linguagem desrespeitosa ou inapropriada.
  • Reciprocidade nos relacionamentos: O estilo de comunicação não violenta é predominante, assim como os níveis de confiança. Os processos de negociação são focados e mais céleres.

PROGRAMAS - Respeito no Local de Trabalho

  • Respeito no Local de trabalho – Tolerância ZERO
  • Comunicação não violenta no local de trabalho – CNV
  • Segurança psicológica – “Segurança a 360º”
  • Código de conduta – “Do Regulamento à Prática”

ETAPAS

1. Definição da Visão e Objetivos

  • Estabelecer uma visão clara sobre o que significa respeito no ambiente de trabalho.
  • Definir objetivos específicos que o programa pretende alcançar.
    Exemplos:
    reduzir o indicador “Comportamento inapropriados” no diagnóstico de Riscos Psicossociais
    extinguir/reduzir linguagem de discriminação
    extinguir/reduzir o número de episódios de assédio
    extinguir/reduzir os comportamentos de violência
    reduzir uma determinada percentagem das queixas no portal de denúncia
    aumentar os níveis de confiança e bem-estar organizacional

2. Desenvolver uma Política de Respeito

  • Promover o Código de Conduta vigente na organização – “Do Regulamento à prática” ou reajustar o código existente
  • Criar uma política clara que defina o que são comportamentos respeitosos, comunicação aberta, aceitação das diferenças e resolução construtiva de conflitos.
  • Implementar uma política de ZERO tolerância para comportamentos desrespeitosos e discriminação

3. Sensibilização e Formação

  • Implementar uma campanha de comunicação em toda a organização
  • Webinar’s e workshops de sensibilização
  • Formação às equipas chave:
    Diretores, Coordenadores e Chefias
    Equipas vulneráveis (expostas aos comportamentos inapropriados)
    Equipas de risco elevado
    Profissionais de outras nacionalidades

4. Liderança pelo Exemplo

  • Reforçar os Programas de Formação no âmbito da Liderança enfatizando que a liderança pelo exemplo reforça os comportamentos respeitosos e promove um ambiente colaborativo.
  • Programas de mentoria, são uma forma consistente de disseminar a cultura de respeito

5. Espaços de Diálogo e Grupos de Partilha

  • Organizar reuniões e grupos de discussão com o objetivo de partilhar e refletir sobre situações, dúvidas e experiências no âmbito do respeito no local de trabalho
  • Promover eventos sociais para fortalecer relações entre colegas de nacionalidades diversas, facilitando os laços de confiança, a empatia, a adaptação á língua, à cultura da organização e ao país.

6. Monitorização e Ajustes

  • Criar momentos de follow-up para balanço do impacto do programa no ambiente de trabalho
  • Ajustar o programa ao longo dos anos com base nas avaliações e feedbacks recebidos, garantindo o crescimento saudável da organização, das equipas, das famílias e da sociedade.
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